Nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, a Rede de Enfrentamento à violência doméstica contra a mulher – REDE DE FRENTE, na pessoa da Presidente Andrea Guirra, da Defensora Pública Lindalva F. Ramos e da Promotora de Justiça Hellen U. Kuriki participaram do IX ENCONTRO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, na capital Cuiabá-MT. No evento foram apresentados e debatidos vários temas como por exemplo: Equidade de Gênero; A efetividade dos direitos das mulheres na Lei Maria da Penha; Investigação e o processamento judicial do feminicídio, sob a ótica da perspectiva de gênero, dentre vários outros. O conhecimento adquirido vem para somar ao trabalho desenvolvido pela Rede de Frente em Barra do Garças e Pontal do Araguaia.
No painel ‘A efetividade dos direitos das mulheres na Lei Maria da Penha’, dia 22/11/18, a Promotora de Justiça Hellen U. Kuriki apresentou a REDE DE FRENTE de Barra do Garças, sendo muito aplaudido o trabalho, principalmente pela cidade ter ficado quatro anos sem a ocorrência de nenhum feminicídio, bem ainda o pequeno índice de reincidência nos crimes de violência doméstica, dos homens que participam dos Grupos Reflexivos para Homens no CREAS.
No dia 23/11/18, às 15h, a REDE DE FRENTE, na pessoa da Presidente Andrea Guirra e da Defensora Pública Lindalva F. Ramos, participou de reunião da Câmara Temática de Defesa da Mulher, que funciona dentro da estrutura da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, a convite da Delegada de Defesa Especializada dos Direitos da Mulher, Dra. Jozirlethe Criveletto, Presidente da Comissão Temática, sendo que apresentou-se a Rede de Enfrentamento à violência doméstica contra a mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia aos presentes, incluindo o Secretário de Segurança Pública.
Ao final do dia 23/11/18, às 17h, a REDE DE FRENTE foi recebida pelo Defensor Público-Geral do Estado de Mato Grosso, Dr. Silvio Jefferson de Santana, na sede da Defensoria Pública em Cuiabá. Na oportunidade, a Presidente Andrea Guirra e da Defensora Pública Lindalva F. Ramos, apresentou os números dos trabalhos desenvolvidos pela Rede de Frente e solicitou apoio às atividades da Associação. A visita foi acompanhada pela Dra. Ana Emília Iponema Brasil Sotero, Presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica de Mato Grosso-ABMCJ/MT, da qual a Defensora Pública Lindalva F. Ramos é associada.
Em suma, os dois dias de viagem foram extremamente produtivos para as atividades da Rede de Frente.