Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a mulher é finalista do concurso Selo FBSP-2017

A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia é finalista do prêmio Selo FBSP de Práticas Inovadoras-2017. O objetivo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) é reconhecer práticas desenvolvidas pelas instituições policiais e guardas municipais com o potencial de transformação em cenários de vulnerabilidade à violência.

O prêmio foi lançado no dia 23 de janeiro, e recebeu mais de 30 inscrições de todo o país. Mas, apenas 11 projetos foram selecionados para a etapa final, entre eles a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a mulher. A segunda etapa é uma avaliação presencial realizada por um pesquisador representante do FBSP. Essa avaliação final é uma forma de conhecer melhor os projetos finalistas e o seu funcionamento. Após essa avaliação, três experiências serão vencedoras e receberão o Selo FBSP de Práticas Inovadoras – 2017.

A visita do pesquisador representante do FBSP a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, aconteceu nos dias 15,16 e 17 de fevereiro. Durante a visita, o pesquisador David Marques conversou com os integrantes da rede e visitou as instituições parceiras. “Quando nós verificamos, que um projeto tem sucesso em realizar uma articulação e uma integração entre diferentes atores da rede de serviços públicos, da segurança, da saúde e da assistência social, podemos analisar que bons resultado são obtidos. Além disso, os resultados são mais potencializados do que quando as ações são executadas isoladamente por cada instituição”. David Marques, pesquisador do FBSP.

A primeira reunião, aconteceu na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, e foi conduzida pela presidente Andrea Guirra. Na ocasião, representantes das instituições parceiras apresentaram ao pesquisador o funcionamento  da estrutura da Rede, e como as equipes organizam e executam as ações de combate à violência doméstica contra a mulher. A Rede de Enfrentamento, foi inaugurada no ano de 2013, e atualmente conta com mais de 41 instituições parceiras, que, juntas, buscam humanizar o tratamento a mulher vítima de violência doméstica. Ainda foram visitadas a Gerência de Medicina Legal, Faculdades Cathedral (que desenvolve em seu Núcleo de pesquisas, os trabalhos relacionados a violência doméstica), Poder Judiciário, CREAS, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar e Escritório Regional de Saúde.

A presidente da Rede, Andrea Guirra, ressaltou a importância de cada parceiro: “ Eu só tenho que agradecer todos os nossos parceiros, eles são maravilhosos, é muita doação para a Rede, nós trabalhamos muito, e os parceiros estão sempre firmes, mesmo sendo um trabalho voluntário”.  Ela também frisou a importância da Rede estar entre os finalistas do Selo FBSP: “ É muito gratificante saber que o nosso projeto está sendo reconhecido por pessoas que trabalham com segurança pública em nível nacional”.

O pesquisador David Marques contou que foi uma surpresa verificar que existem bons projetos além das regiões metropolitanas do país.” É muito importante verificar um projeto de sucesso no interior, isso só potencializa a disseminação de boas experiências”.

As experiências vencedoras receberão o Selo FBSP de Práticas Inovadoras – 2017, em uma cerimônia na cidade de São Paulo, no dia 08 de março, dia internacional da mulher. Além disso, o selo dará origem a uma Casoteca digital – uma coleção online de casos de sucesso – visando a promover o conhecimento e multiplicação das boas práticas desenvolvidas em território nacional.

Tálita Sabrina

2 ideias sobre “Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a mulher é finalista do concurso Selo FBSP-2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *