Histórico

Breve Histórico da REDE DE FRENTE

Na noite do dia 15 de maio de 2013, nas dependências do Auditório da Faculdade UNIVAR em Barra do Garças foi lançado o Projeto da Rede de Enfrentamento da Violência Doméstica contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia-MT, dentro da semana de atividades do Curso de Serviço Social. Contou-se com a presença de mais de 300 pessoas entre estudantes, professores e autoridades das mais variadas Instituições.

O Grupo de Trabalho para montagem da Rede de Enfrentamento teve início no mês de janeiro de 2013, com os primeiros contatos, sendo que em 14 de fevereiro realizou-se a primeira reunião, e daí para cá aconteceram mais 20 encontros/reuniões para se chegar à formatação final do Projeto.

O GT da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar é formado pelo Ministério Público, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Poder Judiciário, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde de Barra do Garças e Pontal do Araguaia; Secretaria de Políticas Públicas paras as Mulheres de Pontal do Araguaia, CRAS, CREAS, CAPS’AD, OAB – Subseção de Barra do Garças, Universidade Federal de Mato Grosso – Campus do Médio Araguaia, Faculdade UNIVAR, Faculdades Cathedral, Faculdade Anhanguera; Assessoria Pedagógica de Barra do Garças; Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças e SAE/CTA.

Para uniformizarmos os procedimentos do Projeto criou-se uma logomarca denominada REDE DE FRENTE.

O Grupo de Trabalho tem constituída uma diretoria para assuntos administrativos e de encaminhamentos, a qual possui como Presidente o Dr. Eduardo S. Vieira, Psicólogo do Município de Barra do Garças.

O Projeto da Rede é constituído de 04 (quatro) eixos:

Eixo I – Rede de Atenção/Proteção Social da Violência Doméstica;

Eixo II – Plano de Educação Permanente para os agentes sociais; Eixo III – Núcleo Acadêmico de Pesquisa;

Eixo IV – Projeto Educacional e Cultural de Prevenção à Violência Doméstica nas Escolas.

O objetivo com a Rede, Eixo I, é possibilitar o atendimento da vítima, dos filhos, do agressor e dos demais familiares, caso necessário. Acreditamos que não se consegue diminuir os índices de violência doméstica contra a mulher apenas defendendo a vítima e realizando campanhas preventivas. O agressor que é o ator principal desse tipo de violência precisa ser tratado e não só punido. Com isso, vislumbra-se a certeza de reduzir os índices de violência doméstica.

Vítima e Agressor já sairão da Delegacia de Defesa da Mulher com a data de realização da primeira audiência na Vara de Violência Doméstica, para um prazo máximo de 60 dias, bem ainda com os encaminhamentos pertinentes ao CREAS, CRAS, CAPS, IML, SAI, etc.

Dentro do Eixo II teremos a capacitação de todos aqueles que irão trabalhar na REDE. Já realizamos o Projeto Piloto, no dia 11 de abril de 2013, nas dependências do Auditório da Promotoria de Justiça em Barra do Garças. Nessa oportunidade, todos os integrantes do Grupo de Trabalho participaram das atividades como palestrantes e ouvintes, para então analisarem quais os pontos a modificar para atingir o público alvo da capacitação.

O 1º curso de capacitação ocorreu nos dias 29 e 30/08/2013, na sede da Promotoria de Justiça em Barra do Garças, com o grupo especial, que incluiu os servidores da Defensoria Pública, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil e Conselhos Tutelares.

O 2º curso de capacitação aconteceu nos dias 26 e 27/09/2013, nas dependências da Faculdade UNIVAR, com a capacitação de professores da rede pública municipal e estadual e particular de ensino, no intuito de saberem como melhor abordar o assunto do enfrentamento à violência com as crianças e adolescentes; com os policiais militares visando humanizar o atendimento à vítima e demais personagens da família quando do atendimento da ocorrência; com os servidores da Saúde em Barra do Garças e Pontal do Araguaia para terem conhecimento de como fazer abordagens e busca ativa das vítimas e seus familiares para receberem orientação e auxílio.

Num 3º momento a Rede de Enfrentamento à violência contra a Mulher, numa parceria com a Faculdade Anhanguera, estiveram apresentando o GT para os colaboradores da empresa JBS FRIBOI em Barra do Garças, e na mesma oportunidade aconteceu uma palestra sobre as consequências criminais, cíveis e sociais desse gênero de violência, com o Promotor de Justiça Dr. Levy, do Estado de São Paulo.

No Eixo III já está em andamento a criação de Núcleos de Pesquisas nas Faculdades em Barra do Garças sobre as causas e motivos que levam à violência doméstica contra a mulher, para que se possa trabalhar com base em dados científicos.

No Eixo IV estará sendo trabalhado com os alunos da rede pública (municipal e estadual) e particular de ensino de Barra do Garças e Pontal do Araguaia várias temáticas sobre o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher, e para isso serão usadas cartilhas, que já foram confeccionadas pelo próprio GT da Rede de Frente.

 

Com o funcionamento da Rede de Enfrentamento temos fé que os índices de violência doméstica e familiar em Barra do Garças e Pontal do Araguaia diminuirão sensivelmente.