Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica, na última terça-feira, 08 de agosto, integrantes da Rede de Frente visitaram o projeto Patrulha Maria da Penha, na cidade de Curitiba/PR, para implementá-lo no município de Barra do Garças. Durante o período da manhã, os integrantes da Rede de Frente reuniram-se com inspetores da Guarda Municipal da capital paranaense, responsável pela execução da Patrulha. Durante a reunião, os inspetores ressaltaram a importância da Patrulha para garantir a integridade física e psicológica da vítima, dando efetividade as medidas protetivas deferidas pelo Poder Judiciário. Segundo a inspetora Cleuza, “as vítimas de violência doméstica são acompanhadas pela Patrulha pelo tempo necessário e recebem visitas periódicas, além de contar com a possibilidade de acionarem a Guarda Municipal em qualquer momento em caso de aproximação do agressor.”
Andrea Guirra, presidente da Rede de Frente, ressaltou que “o deslocamento dos integrantes da Rede para a cidade de Curitiba possibilitou conhecer na prática o excelente trabalho desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha e certamente permitirá sua reprodução em Barra do Garças, servindo como instrumento importantíssimo para dar mais efetividade ao cumprimento das medidas protetivas e acima de tudo oferecer mais segurança à mulher vítima de violência doméstica, já tão fragilizada em decorrência de um relacionamento abusivo.”
Além da presidente da Rede, Andrea Guirra, também visitaram o projeto a promotora de justiça, Hellen Uliam Kuriki, a Defensora Públic
a, Lindalva de Fátima Ramos, o psicólogo da SEJUDH, Eduardo Vieira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Josiane Emília da Silva, e a Major Andreia Vital Costa, representando a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.
Em Curitiba, os integrantes da Rede ainda visitaram a Casa da Mulher Brasileira, importante local de acolhimento à vítima de violência doméstica, onde estão reunidos diversos serviços jurídicos e psicossociais de apoio à mulher.
No período vespertino, os membros da Rede de Fre
nte reuniram-se com a Desembargadora do TJPR e Coordenadora da CEVID(Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Paraná), Lenice Bodstein, cujo encontro foi marcado por importante troca de experiências entre os Estados do Paraná e Mato Grosso no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher que, conforme bem ressaltado pela Desembargadora, está entre as metas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
No final da tarde, um importante encontro com uma vítima curitibana acompanhada pela Patrulha Maria da Penha foi marcado por muita emoção e pela certeza que a Patrulha é um instrumento muito efetivo e importante para que a mulher se sinta segura e protegida.
De volta para Barra do Garças, o objetivo é implementar, o mais breve possível, a Patrulha Re
de de Frente em nosso município, o que será viabilizado mediante termo de cooperação técnica com a Polícia Militar, a quem caberá executar as visitas e dar proteção à vítima.
O município de Barra do Garças, através da Rede de Frente, será o primeiro do Estado de Mato Grosso a implementar a Patrulha, o que apenas é possível pela união de esforços e comprometimento de seus integrantes.
Helen Kurik