Patrulha Rede de Frente – Mulher Protegida é instalada em Barra do Garças

Na manhã de hoje, 13/12/17, foi instalada em Barra do Garças, a Patrulha Rede de Frente – Mulher Protegida, numa parceria inédita da Associação Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, contando com o apoio incondicional do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Polícia Civil.

A Patrulha Rede de Frente – Mulher Protegida, passa a ser um instrumento importantíssimo para dar mais efetividade ao cumprimento das medidas protetivas deferidas à Mulher pelo Poder Judiciário, e acima de tudo, oferecer segurança à vítima de violência doméstica, já tão fragilizada em decorrência de um relacionamento abusivo.

O Município de Barra do Garças, por intermédio da Rede de Frente, está sendo o primeiro do Estado de Mato Grosso a implementar a Patrulha, o que apenas está sendo possível pela união de esforços e comprometimento de seus integrantes e todas as parcerias.

Para subsidiar a implantação do Programa Patrulha Rede de Frente – Mulher Protegida, objetivando o fortalecimento da Rede de proteção e atenção à Mulher vítima de violência doméstica, como já noticiado, integrantes da Associação Rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia estiveram no dia 08 de agosto deste ano, visitando o Programa Patrulha Maria da Penha, na cidade de Curitiba/PR.

O Programa Patrulha Maria da Penha nasceu no Estado do Rio Grande do Sul em 2012 e após foi replicado no Paraná, sendo que na cidade de Curitiba é executado pela Guarda Municipal.

Já em Barra do Garças a execução está a cargo da Polícia Militar, em cujo Batalhão do 2º Comando Regional encontra-se a Sede Administrativa do Programa e de onde o sistema será gerenciado com o apoio das Instituições do sistema de justiça as quais integram a Associação Rede de Frente.

Doravante a Mulher vítima de violência doméstica terá contato direto e regular com os policiais que integram o corpo humano do Programa, seja por telefone celular e convencional, visitas domiciliares, e-mail, whatsapp, etc.

Com a instalação desse Programa Patrulha Rede de Frente – Mulher Protegida concretiza-se um sonho tornando-o realidade, qual seja, a proteção e atenção à mulher na violência doméstica, Eixo I de atuação da REDE de FRENTE.

Mais uma vez a Associação Rede de Frente foi audaciosa, corajosa e inovou para beneficiar nossa sociedade e, principalmente, nossas mulheres vítimas de violência doméstica.

O Pensador Jean-Jacques Rousseau dizia que o homem nasce bom e a sociedade o corrompe. Por isso afirmamos que, a violência doméstica é um problema sociocultural. Todavia, se o homem nasce bom e se isso acontecer dentro de uma sociedade de pessoas boas, não haverá terreno fértil para a corrupção, e via de consequência, para a violência doméstica.

Como se vê, depende de cada um de nós fazermos a diferença e lutarmos pelo respeito aos direitos humanos. Precisamos sonhar juntos, pois parafraseando Martin Luther King, um sonho só é apenas um sonho, mas um sonho coletivo se transforma em realidade.

E por fim, não fiquemos em silêncio diante dos gritos dos maus.

 

Lindalva de Fátima Ramos

 

Fotos do evento

Vídeo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *