Rede de Frente participa de Congresso do ISEF em Montevidéu/Uruguai

A Rede de Frente esteve presente no “XVII Encuentro Nacional XIIInternacional de Investigadores en Educación Física y III Encuentro deExtensión”, no ISEF/Montevidéu, onde a presidente Andrea Guirra apresentouo Rede Mulher, especialmente a parceria com a Universidade Federal de MatoGrosso/Curso de Educação Física/CUA, com a participação do coordenador do curso,Frederico Guirra.

Desde a criação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher, em 2013, foram realizadas diversas tentativas para aproximar as mulheres vítimas de violência e/ou vulnerabilidade social, dos serviços oferecidos pela rede de atendimento, especialmente pelo CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, órgãos da Prefeitura Municipal de Barra do Garças, onde se oferecem, entre outros serviços, acompanhamento psicossocial. Por isso, em março deste ano, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, foi realizada a primeira edição do Rede Mulher, que é um projeto que reúne vários parceiros da Rede e outros que se juntam em eventos específicos, para oferecer a essas mulheres, diversos serviços, em um só espaço. São oferecidos atendimento jurídico, médico e psicossocial, como também nutricional. Além disso, há serviços de beleza (manicure, pedicure, corte de cabelo, escova, hidratação, sobrancelha, massagem…). Pensando em atender várias necessidades da mulher, tem-se também orientações dadas pela própria Rede de Frente, pela Associação Barra Mama, pelos estudantes e professores de vários cursos, como Famácia e Enfermagem, oferta de emprego e qualificação. Sendo assim, se iniciou a parceria com o Curso de Educação Física da UFMT, que oferece as mulheres atividades de expressão corporal, sessões de alongamento e relaxamento, como forma de resgate da consciência corporal e da autoestima, para superar as dores e aliviar as tensões do corpo.

O Rede Mulher teve, ao logo do ano, duas outras edições. A escolha dos bairros a serem contemplados com o evento ocorre de acordo com o estudo de índice de violência.Esperamos que essas parcerias perdurem por um longo tempo, pois, assim, poderemos resgatar as mulheres de vítimas de violência doméstica dos relacionamentos abusivos.

Andrea Guirra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *