Na manhã do dia 09 de abril, a Patrulha Rede de Frente-Mulher Protegida foi agraciada com um veículo S-10 cedido pela Prefeitura de Barra do Garças para ser utilizada nos atendimentos e visitas feitas pelos policiais que compõem a Patrulha.
O prefeito Roberto Farias recebeu esse pedido da Rede de Frente e prontamente se dispôs a ajudar o projeto, pois a Prefeitura é parceira da Rede desde o início, em 2013.
A Patrulha Rede de Frente foi uma iniciativa da Rede, que, em 2017, foi a Curitiba buscar o modelo da Patrulha Maria da Penha, feita pela Guarda Municipal daquela cidade.
Em Barra do Garças, a Rede, por meio de suas parcerias, lançou o projeto em dezembro de 2017, sendo que, aqui, a Patrulha conta com a Polícia Militar. A vítima, quando chega na Delegacia e pede as medidas protetivas, é informada que pode ser acompanhada pela Patrulha e, se ela aceita, já passa pela equipe multiprofissional para fazer a avaliação de risco, a qual irá orientar a frequência das visitas da Patrulha, de acordo com o resultado da avaliação. Assim que o Poder Judiciário defere as medidas, a equipe da Patrulha é notificada e já entre em contato com a vítima para marcar a primeira visita e informar o número de contato direto com os policiais para o caso de urgência. O agressor também recebe a visita da patrulha, que explica o que são as medidas protetivas e a possibilidade de prisão em caso de descumprimento.
Com pouco mais de um ano de funcionamento, a Patrulha conta com policiais que foram capacitados pela Rede de Frente, e hoje, acompanham, em média, 70 vítimas.
Andrea Guirra