REDE DE FRENTE RECEBE HOMENAGEM DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO

REDE DE FRENTE RECEBE HOMENAGEM DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO

No dia 13 de junho de 2019, a Rede de Enfrentamento à violência doméstica contra a mulher – REDE DE FRENTE e seus membros e membras, nas dependências da Câmara de Vereadores de Barra do Garças receberam homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, na pessoa da Deputada Janaina Riva, pelos relevantes serviços prestados na cidade e região no enfrentamento à violência de gênero e dos crimes da Lei Maria da Penha.

A Deputada Janaina Riva aplaudiu e enalteceu o trabalho pioneiro da REDE DE FRENTE, principalmente pela cidade ter ficado mais de cinco anos sem a ocorrência de nenhum feminicídio, bem ainda o pequeno índice de reincidência nos crimes de violência doméstica, dos homens que participam dos Grupos Reflexivos para Homens no CREAS. Afirmou que a Prática Rede de Frente deve ser levada a todos os municípios de Mato Grosso e quiçá do País, e que o Parlamento Estadual ajudará no que estiver ao seu alcance. Fez questão de salientar que Barra do Garças foi a primeira cidade do Estado de Mato Grosso a implantar o Programa conhecido como Patrulha Maria da Penha, aqui no município denominada Patrulha Rede de Frente – Mulher Protegida.

A Presidente da Rede de Frente, Andrea Guirra, em entrevista à TV Assembleia/MT enfatizou a importância do reconhecimento dos trabalhos da Rede de Atendimento e Enfrentamento, nível estadual, pela Assembleia Legislativa, pois já existe o reconhecimento municipal e nacional, sendo este pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e até mundial, com apresentação da Rede de Frente na Inglaterra e Uruguai. Referiu-se à importância das parcerias público-privadas para o crescimento e aprimoramento das ações/atividades da Associação Rede de Enfrentamento à violência doméstica e familiar contra à mulher.

A Defensora Pública Lindalva de Fátima Ramos lembrou a trajetória de construção coletiva da Rede de Frente desde janeiro de 2013 até os dias atuais, pois sempre acontecem inovações. Frisou que é indispensável enfrentar a violência de gênero trabalhando em várias frentes (não apenas a punitiva), incluindo a vítima, o agressor, filhas e filhos, bem ainda toda família ascendente e descendente, pois se trata de um problema sociocultural, no qual a criança, adolescente, jovem, adulto(a) e idoso(a) precisam estar inseridos no contexto de luta contra a violência de gênero, em especial a doméstica e familiar.

A SGT PM Viviane Milhomem, membra da Patrulha Rede de Frente – Mulher Protegida, asseverou que é gratificante trabalhar na Patrulha, pois as vítimas são acompanhadas por esta e se sentem protegidas/amparadas, os agressores recebem uma visita no início de cumprimento da medida protetiva, sendo esclarecidos minuciosamente sobre as medidas e as consequências do descumprimento.

O Professor Luís Antônio Bitante, Coordenador do Núcleo de Pesquisa da Rede de Frente, ressaltou a importância da pesquisa científica para direcionar as ações estratégicas e pontuais da Rede de Enfrentamento de acordo com a realidade do município.

A Rede de Enfrentamento à violência doméstica contra a mulher de Barra do Garças agradece imensamente a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e a Deputada Janaina Riva, pela deferência a ela e seus/suas membros(as) concedida, a qual vem coroar de êxito o trabalho desenvolvido com dedicação, amor e luta árdua dos envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *